Correção da Atividade de Revisão para a Avaliação do II Período - Colégio Santa Amélia - 1º Ano
1. 1ª) Defina como era a Aarábia Pré-Islâmica. Cite três características.
Resposta: Governo descentralizado, politeístas,principal cidade Meca (cidade comercial controlada pela aristocracia, chamados de coraixitas), principal templo Caaba, onde se encontrava a pedra negra. a venda de itens religiosos rendia muito dinheiro para os coraixitas.
2. 2ª) Qual a importância de Maomé para o Islamismo?
Resposta: Pregava uma relação monoteísta que ia de encontro aos interesses da aristocracia, por isso passa a ser perseguido. Cria o Islã ou Islamismo, sendo ele o profeta e Alá seu único e verdadeiro Deus. a sucessão do poder islâmico ocorreu a partir da sua família.
3. 3ª)Qual a importancia da Hegira para os mulçumanos?
Resposta: Fuga de Maomé em 622 para Yathribi (Medina). Marca o início do calendário islãmico.
4. 4ª) Quais são os pilares do Islã?
Resposta: Rezar 5 vezes ao dia em direção a Meca; ir ao menos uma vez em peregrinação a Meca; jejuar no mês sagrado(ramadã); ser caridoso; crer em um só Deus: Alá;
5. 5ª) O que são os Jihad’s?
Resposta: São as guerras santas mulçumanas. é descrita como um esforço que os muçulmanos fazem para levar a mensagem do Islã aos que não têm ciência da mesma (ou seja, daqueles que não se submetem à divindade islâmica e ao seu conceito religioso de paz).
6. 6ª) Qual a diferença entre Xiitas e Sunitas?
Resposta: Xiitas e Sunitas são duas correntes da religião islâmica, se diferenciam em relação ao profeta Maomé e sua descendência. Os Sunitas consideram que para ser sucessor de Maomé deve ser escolhido alguém com sólidas virtudes morais, já os Xiitas não concordam, para eles o sucessor deveria ser um parente de Maomé.
7. 7ª) Explique como ocorreu a fornação do Império Bizantino.
Resposta: A formação do Império Bizantino remonta ao século IV, quando em meio a crise do Império Romano, o imperador Teodósio determinou a divisão do império em duas partes, uma no ocidente, com capital em Roma, outra no oriente com capital em Constantinopla.
No final do século V, as invasões dos povos bárbaros haviam destruído e fragmentado o império ocidental, enquanto no oriente o poder manteve-se centralizado. Se localizava entre os dois principais continentes da época( Ásia e Europa) o que tornou-o um lugar muito desenvolvido por ser rota comercial e passagem obrigatória a quem desejasse ir a um desses continentes. 8. 8ª) Explique o Cesaropapismo.
Resposta: Sistema de relações entre a Igreja e o Estado em que ao chefe de Estado cabia a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã, exercendo poderes tradicionalmente reservados a suprema autoridade religiosa, unificando tendencialmente as funções imperiais e pontificiais em sua pessoa. Daí decorre o traço característico do cesaropapismo que é a subordinação da Igreja ao Estado
OBRIGADO PROFESSORA. BEIJOOS.
ResponderExcluir