domingo, 17 de julho de 2011

2º Ano Ensino Médio: Bóris Fausto - Brasil colônia Parte 1


 Bóris Fausto - Brasil colônia Parte 2




 Bóris Fausto - Brasil colônia Parte 3


24 comentários:

  1. Tudo começou pela expansão marítima de Portugal, que era privilegiado por ter uma monarquia centralizada, tinha recursos para a navegação, a posição geográfica de Portugal facilitava que eles se ''jogassem'' no mar em busca de novas terras. Portugal saia do seu território em busca de ouro e especiarias. Quando os portugueses chegaram no Brasil ficaram impressionados, porque não conheciam nada de diferente da sua cultura. Muitas pessoas acreditam que foram os portugueses que acharam a terra brasileira, mas na verdade quando eles chegaram aqui, os índios já habitavam e não tem como achar uma terra que já tem gente morando nela. A relação dos índios com os portugueses foi terrível, muitos índios foram expulsos do Brasil, outros morreram de doenças que foram trazidas pelos portugueses e outros foram forçados a trabalhar para eles. A primeira forma de governo do Brasil foi as capitanias hereditárias, que fracassaram, com exceção de São Vicente e Pernambuco, com isso, Portugal estabeleceu um governo centralizado. Portugal tinha que dá um meio econômico ao Brasil, que seria a produção de açúcar, mas para produzir açúcar eles precisavam de ''braços'' foi ai que obrigaram os índios a trabalhar para eles. Mas, como os índios conheciam bem o lugar onde viviam eles fugiam com muita facilidade, os portugueses, então, procuraram logo outros ''homens'' para explorar, foi aí que começou a trafico de escravos. Na travessia da África para o Brasil morriam muitos escravos, chegando aqui eles ficavam totalmente perdidos, a família era separada para não poder se comunicar e aí eles não tinham como fugir. A maior forma de luta contra a escravidão foi a formação dos Quilombos, que teve como líder o alagoano ZUMBI. Com o passar do tempo os portugueses que estavam aqui no Brasil encontraram ouro e metais preciosos, na região que hoje é Minas Gerais. Com essa noticia outros portugueses vieram para o Brasil em busca de ouro. No século XVIII começaram a surgir vários movimentos contra a dominação portuguesa, como por exemplo, a Inconfidência Mineira. No final do século XVIII o Brasil começava a mudar, e começou a entrar as idéias de liberdade de comércio, de expressão. Enquanto isso Portugal estava sob pressão de Napoleão que dizia que ia invadir o seu território, com isso D.João vem para o Brasil com a corte portuguesa, essa vinda da família real mudou totalmente o contexto brasileiro. Depois um tempo D.João teve que voltar para Portugal e deixou o seu filho D.Pedro I no governo, mas ele não pôde assumir o trono porque ele era uma criança, nesse período o Brasil foi governado por regentes, quando D.Pedro I completou 16 anos ele assumiu o trono e ele ficou 50 anos no poder. Depois, desses 50 anos, o Brasil ganhou, finalmente, a sua independência


    THAYNÁ CALHEIROS VIEIRA.
    2° ANO 'BEBEDOURO'

    ResponderExcluir
  2. PARTE I

    A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária, enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande interesse e valia para sua comercialização na Europa. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

    DESIRÉE 2°ANO BEBEDOURO

    ResponderExcluir
  3. PARTE II

    A escravidão começou no Brasil, os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste, os escravos também trabalharam nas minas de ouro. Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas. A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento, comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala e recebiam castigos físicos, o transporte dos africanos para o Brasil era feito em navios negreiros que apresentavam péssimas condições, muitos morriam durante a viagem. Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias, os escravos não podiam praticar sua religião de origem africana, nem seguir sua cultura, porém, muitos praticavam a religião de forma escondida, as mulheres também foram escravizadas e executavam, principalmente, atividades domésticas. Muitos escravos lutaram contra esta situação injusta e desumana. Ocorreram revoltas em muitas fazendas, muitos escravos também fugiram e formaram quilombos, onde podiam viver de acordo com sua cultura. A escravidão só acabou no Brasil em 1888, após a decretação da Lei Áurea.
    DESIRÉE 2°ANO BEBEDOURO

    ResponderExcluir
  4. PARTE III
    A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. Entre as causas estão: A vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; O desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil; A tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil. D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil. Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência. Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa.
    DESIRÉE 2°ANO BEBEDOURO

    ResponderExcluir
  5. Os portugueses ocuparam o Brasil, e queriam manipular os índios para trabalharem como escravos pra ele..mas os índios, por conhecerem a sua própria terra, conseguiam fugir antes de serem escravizados. Com isso, houve o início da escravidão de africanos no território brasileiro. Alguns brasileiros vieram morar no Brasil, e o Brasil passou a ser dividido por Capitânias Hereditárias. Para fugir de Napoleão, a família Real de Portugal, veio se refugiar no território brasileiro e passou a morar aqui, porém, depois D. João voltou para governar Portugal, mas deixou seu filho,D. Pedro I ocupando o seu cargo. A população ficou insatisfeita com o seu governo, então ele "aproveitou" que seu pai, D. João morreu.. e voltou para Portugal, para governar sem nem mesmo avisar, mas deixou o seu filho em seu lugar, mas seu filho, D. Pedro II, tinha na época apenas 5 anos! Obviamente não teria como ele ficar no comando do Brasil.. por isso, houve o que é chamado de Triuno. Quando D. Pedro II completou a maior idade (16 anos,que foi um golpe) passou a governar o Brasil com a influência dos Nobres (que haviam sido nomeados), e por conta disso ele pode exercer um governo bem tranquilo.

    Laís Galvão Moura Tenório.
    2° Ano Bebedouro (:

    ResponderExcluir
  6. A expressão "descobrimento" do Brasil está carregada de eurocentrismo (valorização da cultura européia em detrimento das outras), pois desconsidera a existência dos índios em nosso país antes da chegada dos portugueses. Portanto, optamos pelo termo "chegada" dos portugueses ao Brasil. Esta ocorreu em 22 de abril de 1500, data que inaugura a fase pré-colonial.

    Neste período não houve a colonização do Brasil, pois os portugueses não se fixaram na terra. Após os primeiros contatos com os indígenas, muito bem relatados na carta de Caminha, os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da Mata Atlântica.
    O pau-brasil tinha um grande valor no mercado europeu, pois sua seiva, de cor avermelhada, era muito utilizada para tingir tecidos. Para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).

    Nestes trinta anos, o Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras recém descobertas em 1494). Os corsários ou piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal. O medo da coroa portuguesa era perder o território brasileiro para um outro país. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedições Guarda-Costas, porém com poucos resultados.

    Os portugueses continuaram a exploração da madeira, construindo as feitorias no litoral que nada mais eram do que armazéns e postos de trocas com os indígenas.

    No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil.

    Hellen Rocha
    2º ano Bebedouro

    ResponderExcluir
  7. AS GRANDES NAVEGAÇÕES
    As grandes viagens marítimas dos séculos XV-XVI foram uma continuação natural do renascimento do comércio na Europa, iniciado ainda na Idade Média. Esse renascimento deu origem ao capitalismo, cujo elemento impulsionador é o lucro. Era natural então que, esgotadas as possibilidades de desenvolvimento comercial na Europa, novas regiões passassem a ser exploradas, mesmo à custa de muito esforço e sacrifício.

    Entre os fatores que motivaram as grandes navegações marítimas, o principal foi sem dúvida a busca de lucros pela burguesia comercial e financeira da Europa. Por isso, a burguesia européia investia vultosos recursos para armar esquadras, remunerar tripulações, para financiar, enfim, as expedições oceânicas. Neste mesmo sentido, foi importante também o apoio de alguns monarcas, com os de Portugal e Espanha, que partilhavam os lucros dos empreendimentos comerciais.
    As navegações portuguesas
    Portugal foi o primeiro país a empreender sistematicamente a navegação atlântica. Mesmo antes do bloqueio do Mediterrâneo pelos turcos, os portugueses já haviam iniciado a exploração das costas da África.

    Sem dúvida, a posição geográfica de Portugal contribuiu para o seu pioneirismo. Com todo o litoral voltado para o Atlântico, o país tinha nas atividades marítimas uma importante base econômica: a pesca ocupava boa parte de sua população e seus portos serviam No entanto, esse não foi o principal fator do pioneirismo português nas grandes navegações. O mais importante foi o fato de Portugal ter um governo forte, centralizado na pessoa do rei, e cujo interesse fundamental eram as atividades comerciais. A partir da Revolução de Avis, a vida política portuguesa passou a girar em torno do rei. E os reis da dinastia de Avis, conduzida ao trono com o apoio dos comerciantes, empenharam-se principalmente em levar adiante empreendimentos de natureza essencialmente comercial.de escala para os navios que faziam o percurso de ida e volta entre o Mediterrâneo e o mar do Norte.
    A primeira exploração do litoral do território descoberto foi feita pela própria esquadra de Cabral, que seguiu paralelamente à costa em direção norte, procurando um porto onde os navios

    Jimmy Kaique 2ºAno

    ResponderExcluir
  8. Edimar Viana 2ºano

    Na segunda metade do século 16, começaram a ficar evidentes os interesses e os objetivos de Portugal nas terras brasileiras.

    As relações econômicas que vigoravam entre as nações européias baseavam-se no mercantilismo, cuja base eram o comércio internacional e a adoção de políticas econômicas protecionistas.

    Cada nação procurava produzir e vender para o mercado consumidor internacional uma maior quantidade de produtos manufaturados, impondo pesadas taxas de impostos aos produtos importados. Asseguravam, desse modo, a manutenção de uma balança comercial favorável.

    As nações que possuíam colônias de exploração levavam maiores vantagens no comércio internacional. A principal função dessas colônias era fornecer matérias-primas e riquezas minerais para as nações colonizadoras - ou seja, para as metrópoles. Ao mesmo tempo, serviam de mercado consumidor para seus produtos manufaturados. Havia uma imposição de exclusividade, ou monopólio, do comércio da colônia para com a metrópole, que foi chamada de pacto colonial.

    Pacto colonial
    O pacto colonial pode ser entendido como uma relação de dependência econômica que beneficiava as metrópoles. Ao participarem do comércio como fornecedoras de produtos primários (baratos) e consumidoras dos produtos manufaturados (caros), as colônias dinamizavam as economias das metrópoles propiciando-lhes acúmulo de riquezas.

    Portugal procurou criar as condições para o Brasil se enquadrar no pacto colonial. Os portugueses concentraram seus esforços para a colônia se transformar num grande produtor de açúcar de modo a abastecer a demanda do mercado internacional e beneficiar-se dos lucros de sua comercialização.

    Além da crescente demanda consumidora por esse produto, havia mais dois fatores importantes que estimularam o investimento na produção açucareira. Primeiro, os portugueses possuíam experiência e tinham sido bem-sucedidos no cultivo da cana-de-açúcar em suas possessões no Atlântico: nas ilhas Madeira, Açores e Cabo Verde. Segundo, as condições do clima e do solo do nosso litoral nordestino eram propícias a esse plantio. Em 1542, o donatário da próspera capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, já havia introduzido a cana-de-açúcar em suas terras.

    Plantation
    O plantio da cana-de-açúcar foi realizado em grandes propriedades rurais denominadas de latifúndio monocultor ou plantation. Essas propriedades também ficaram conhecidas como engenhos, porque, além das plantações, abrigavam as instalações apropriadas e os equipamentos necessários para o refino do açúcar: a moenda, a caldeira e a casa de purgar.

    Para o processo de produção e comercialização do açúcar ser lucrativo ao empreendimento colonial, os engenhos introduziram a forma mais aviltante de exploração do trabalho humano: a escravidão. A introdução do trabalho escravo nas grandes lavouras baixava os custos da produção.

    Toda a riqueza da colônia foi produzida pelo trabalho escravo, baseado na importação de negros capturados à força na África.

    ResponderExcluir
  9. Tudo começou quando portugal chegou ao brasil, no intuito de pegar todas as riquesas exploralo e fazer de depositos de pessoas como prostitutas, ladrões entre outros . Foi ate que quando o rei D.João resolvel vim ao brasil fugido de napoleão que as coisas começaram a mudar. Portos forão aberto os nobres passaram a morar na colonia de portugal. Com isso Portugal começou a escravisar os indios mais só que eles conheciam o territorio e não estavão adaptados a serem escravos eles eram livres trabalhavam apenas para o seu proprio consumo. Foi ai que os portugueses foram ate a africa em busca de escravos, os escravos vinheram ao brasil em navios negreiros em pessimo estado não tinhão direito algum só o de trabalhar as mulheres que trabalhavam na casa grande , não podiam ser muito bonitas para não chamar a atenção dos patroes as crianças negras eram tratadas como animais, brinquedos dos filhos dos patroes.
    Logos apos a essa grande exploração veio a independencia que ocorreu quando D.João teve que voltar a portugal e deixa seu filho D. Pedro1 em seu lugar. D.Pedro ficou no lugar do seu pai e o seu governo assim como o do seu pai era absolutista , ele continuou do mesmo modo assim a população não estava satisfeita com esse tipo de governo e com isso se criou a revolta da garrafada, D.Pedro com medo que ocorrece a mesma coisa que ocorreu com os europeus , foi para portugual e deixou em seu lugarb o seu filho de D.Pedro II de 5 anos em seu lugar. Como ele era muito novo e não podia ainda gonvernar , por isso, houve o que é chamado de Triuno. Quando ele obteve a idade de 16 anos ele passou a governa que isso foi um golpe , passou a governar o Brasil com a influência dos Nobres , e por conta disso ele pode exercer um governo bem tranquilo.

    Amélia Regina
    2ano Bebedouro :)

    ResponderExcluir
  10. na época, o oceano era desconhecidos, todos tinham medo de explorar, até que um dia portugal foi explorar e todos os outros paises foram atras, assim dizem que portugal que descobriu o brasil, so que na verdade o brasil era colonizado por indios néh!.. logo assim não tem como eles terem descoberto, ao chegar no brasil, ficaram encantados com as especiarias que havia aqui, logo assim tentaram escravizar, so que os indios conheciam suas terras e não podia ser prezo pois eles fugiam toda vez e portugal fica sem sabe oq fazer pois não conhecia as terras .. sendo assim a relação dos indios com os portugueses era péssima, alguns morreram, e outros foram expulsos do brasil. a primeira forma de governo do Brasil foi as capitanias hereditárias, que fracassaram, com exceção de São Vicente e Pernambuco, com isso, Portugal estabeleceu um governo centralizado.. então protugal implantou um governo centralizado. sendo assim eles tinha que produzir açicar, precisavam de homens para trabalhar, como os indios fugiam com muita facilidade, logo então começou o tráfico negreiro, onde em um, navio que cabia 100 pessoas, iam 700, onde a maioria morria de sede e fome, pois as condições era precárias, o máximo que chegavam nas terras pra trabalhar era 170, e sem falar que eles não podiam fuigir, pois não conhecia as terras e não falavam o mesmo indioma..

    zélia caroline // 2° ano

    ResponderExcluir
  11. Os Portugueses saíram de suas terras e foram para o Brasil pelas riquezas que o Brasil possuía, o ouro e as especiarias. E os Europeus sempre tiveram o desejo de conhecerem novas terras,novas espécies.Daí Pedro Alvares Cabral com sua expedição nas caravelas avistou as terras brasileiras, e ocorreu o descobrimento do Brasil! A primeira forma de governo foi capitanias hereditárias,mas quase todas fracassaram. Decorrente disso os portugueses começaram a plantar cana,mas estava faltando mão-de-obra,dai começaram a utilizar os índios e explorar o tráfico africano,só que muitos deles chegavam ao Brasil em má condições e morriam. E muita riqueza foi gerada no comércio de escravo.
    Os Holandeses vieram ao Brasil para colonizar e tentar controlar o comércio escravo, mas foram expulsos. Depois com a chegada da família real ao Brasil,muitas mudanças sociais e econômicas ocorreram. D. João VI teve que retornar a Portugal e deixou D. Pedro I no seu lugar, diante desses acontecimentos o Brasil se tornou independente!

    ' Letícia Lyra, 2° ano -Bebedouro

    ResponderExcluir
  12. Tudo começou com a expansão marítina, onde Portugal por ter uma posição geografica favoravel se jogou ao mar em busca de novas terras e atras de especiarias. Quando chegou no Brasil encontraram os índios, como eles não conheçiam a terra eles fizeram os indios de escravos, mais como os indios não estavam acostumados eles acabavam fugindo e muitos acabaram morrendo por causa das doenças trazidas pelos portugeses.
    Os portugeses dividiram o Brasil em capitanias hereditárias, que criou muitos latifundios. Eles começaram a investir na produção do açúcar, mais eles precisariam de escravos, foi aonde começaram com o trafico negreiro, só que muitos escravos morriam na vinda pois eles passavam muita fome e muitos tinham depressão por saudades da familia e também muitos eram de tribos diferentes, com isso eles não se comunicavam e assim não poderiam planejar uma fuga. Com tudo isso se gerou uma grande mistura de raçãs. Os portugeses acharam grandes minas de ouro onde demominaram Minas Gerais.
    No final do século XVIII começou a surgi muitos movimentos mais o com maior destaque foi a inconfidência mineira, aonde a coroa matou varias pessoas e enforcou tiradentes em praça publica.
    Quando nepoleão disse que ia invadir seu territorio a familia real veio morra no Brasil, D. João teve que voltar a Portugal e deixou seu filho D. pedro I no poder mais como ele era muito novo o governo foi formado por regentes que tomariam todas as decisões ate que D. Pedro I se tornasse maior de idade, assim que completou 16 anos ele assumiu o poder e ficou no poder durante 50 anos, até que o Brasil conquistou sua independencia.


    Thayná Gabryella
    2° ano- Bebedouro.

    ResponderExcluir
  13. LUCAS DE ALMEIDA MELO,2° ANO-BEBEDOURO

    O Descobrimento do Brasil em 1500 foi muito atrativo para Portugal,pois na nova terra descoberta havia matéria prima em abundancia e de boa qualidade,por isso ouve grande exploração dos recursos naturais brasileiros.Os Europeus sempre tinham obsessão de conquistar novas terras.
    A época das Capitanias Hereditárias,onde o Brasil foi dividido em lotes de terra.Nesse tempo Portugal começou a investir na produção de cana-de-açúcar,mais eles não tinham pessoas para trabalhar para eles,porque os habitantes que viviam no Brasil como era um território conhecido para eles,os índios conseguiam fugir dos brancos.Com a falta de trabalhadores Brasileiros os Portugueses tiveram que trazer mão de obra de fora e tive o inicio a parte manchada da historia do Brasil,o período de escravidão.

    ResponderExcluir
  14. Quando os portugueses começaram a se expandir pelos mares veio a descoberta do brasil. Com isso houve varias explorações , os portugueses trouxeram os escravos para o plantio da cana de açúcar já que os índios não eram hábitos nesse cultivo e não queriam ser escravizados.
    D.João veio ao brasil fugido de napoleão e com ele trouxe toda a família real e os nobres . passado alguns anos D.Jão teve que retonar a portugal e deixou seu filho D.Pedro I que proclamou a republica e foi o primeiro imperador do brasil , mais o seu governo era absolutista igual ao do seu pai e a população não esta satisfeita com isso , e teve a noite da garrafada , ele retornou a Portugal por dois motivos primeiro com medo que ocorrece com ele a mesma coisa que ocorreu com os europeus.
    Nisso ele deixou o seu filho D.Pedro II que tinha apenas 5 anos e não podia ainda exercer mais ficou 3 pessoas no seu lugar . Nisso quando ele completou 16 anos teve um golpe de estado que deu a ele o direito de governa ainda de menor .
    Seu governo foi bastante calmo pois ele foi bastante influenciado pelos os nobres do brasil e durou uns 50 anos .
    Pollyana Lima
    2 ano bebedouro :)

    ResponderExcluir
  15. Com a fuga da família real de Portugal para o Brasil, que após vários anos de ocupação, D. Pedro I precisou retornar a Portugal, Para não perder as terras já conquistadas, o rei deixa seu filho, D. Pedro II , com isso o governo passou a ser controlado por nobres. Com 16 anos D. Pedro II aplicou um golpe de estado e se tornou de maior, para tomar o poder, mas pela pouca experiencia e pratica de governo foi facilmente influenciado por aqueles que o rodeavam, com isso seu governo foi bastante tranquilo sem muitas revoltas e seu governo durou durou cerca de 50 anos!

    -->Jordy Henrique'
    ¬2° ano
    ¬Bebedouro

    ResponderExcluir
  16. parte 1
    portugal aprendeu as tecnicas de navegação , andando pelo mar mediterranio , a posição de portugal,facilitou os portugueses a acharem novas terras ,os portugueses sairam da sua terra para busca beneficios materiais ,naquele tempo as grandes atrações do tempo era o ouro e as especiarias . os portugueses iventaram um navio leve que era a caravela , foi com a caravela que pedro alvarez cabral avistou brasil , o brasil em 1500 se define pra eles como um ponto de parada.
    > Andressa barbosa
    > 2° ano
    -Bebedouro

    ResponderExcluir
  17. Com a vinda da familia real portuguesa o Brasil, sofreu várias alteraçoes, foi aberto os portos, banco do brasil e muita outras coisas, D.João distribui titulos, pois ele estava fugindo de Napoleão Bonaparte e passou muito tempo no brasil e proclamou a independencia, que não foi exatamente uma independencia, pois o brasil só foi ser independente depois de muitos anos.
    D.PedroI governava o brasil mais o povo não estava satisfeito co o seu governo , então voltou para assumir o trono de portugal, e deixou o seu filho no trono só que D.JoãoII só tinha apenas 5 anos de idade e dai o governo teve que ser assumido por 3 pessoas dando se o nome de regência trina, mais depois de um certo tempo houve um golpe de estado onde o padre antonio feijó assumiu o trono sozinho dando o nome de regencia una, até D.João completar 16 anos, depois ele assumiu o gover e passou ser influenciado pelos nobres fazendo assim um gover bom que durou 50 anos.


    Brenda Maria
    2 Ano-Bebedouro

    ResponderExcluir
  18. a forma de governo do brasil foi o sistema de capitanias ereditarias , entam portugal decidiu que era preciso dar um meio economico para o Brasil, plantando a cana-de-açucar.
    os escravos vieram ao Brasil em condições triste
    morria muinto gente na travessia da Africa para o brasil .
    chegando aqui eles ficaram perdidos por causa da organização, eles vieram de varias regiões da africa e não se conhesião , o escravo ele era importante como mão de obra para as fazendas mas Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias , a presença mais importante no brasil colonial além dos portugueses foi a presença dos holandeses, os holandeses ocuparam salvador mas foram retirados , porem vieram pela segunda vez e ficaram dessa vez em pernambuco eles vieram tentar uma colonização e vieram tentar controlar a comercialização de escravos mas eles foram derrotados

    ResponderExcluir
  19. parte 2
    a forma de governo do brasil foi o sistema de capitanias ereditarias , entam portugal decidiu que era preciso dar um meio economico para o Brasil, plantando a cana-de-açucar.
    os escravos vieram ao Brasil em condições triste
    morria muinto gente na travessia da Africa para o brasil .
    chegando aqui eles ficaram perdidos por causa da organização, eles vieram de varias regiões da africa e não se conhesião , o escravo ele era importante como mão de obra para as fazendas mas Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias , a presença mais importante no brasil colonial além dos portugueses foi a presença dos holandeses, os holandeses ocuparam salvador mas foram retirados , porem vieram pela segunda vez e ficaram dessa vez em pernambuco eles vieram tentar uma colonização e vieram tentar controlar a comercialização de escravos mas eles foram derrotados

    .andressa barbosa
    > 2° ano
    > Bebedouro

    ResponderExcluir
  20. parte 3
    portugal estava sendo ameaçado por napoleão bonaparte. entam Dom joão e sua corte vieram para o brasil. em 1822 o brasil deixou de ser uma colonia de portugal . D.pedroI fez a proclamação no riacho do ipiranga
    D.pedro ñ obedeceu as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal n D.pedro negou o chamado e continuou no brasil , depois do dia do fico D.pedro comesou a preparar o país para a independência.
    > andressa barbosa
    > 2° ano
    > Bebedouro

    ResponderExcluir
  21. ( fiz algumas mudanças.)
    Os Portugueses saíram de suas terras e foram para o Brasil para buscar riquezas. E os Europeus sempre tiveram o desejo de conhecer novas terras,novas espécies.Pedro Alvares Cabral com sua expedição nas caravelas avistou as terras brasileiras, e ocorreu o descobrimento do Brasil! A primeira forma de governo foi capitanias hereditárias,mas quase todas fracassaram. Decorrente disso os portugueses começaram a plantar cana,mas estava faltando mão-de-obra,começaram a utilizar os índios e explorar o tráfico africano,só que muitos deles chegavam ao Brasil em má condições e morriam. E muita riqueza foi gerada no comércio de escravo.
    Os Holandeses vieram ao Brasil para colonizar e tentar controlar o comércio escravo, mas foram expulsos. Depois com a chegada da família real ao Brasil,muitas mudanças sociais e econômicas ocorreram. D. João VI teve que retornar a Portugal e deixou D. Pedro I no seu lugar,mas ele só pode governar aos 16 anos.O governo de D. João era absolutista e por isso o povo não estava satisfeito e teve uma revolta, que foi a noite das garrafadas.

    ' Letícia Lyra, 2° ano -Bebedouro

    ResponderExcluir
  22. Quando os portugueses foram explorar as Índias e acabaram chegando no Brasil, logo começaram a explorar e tomar o Brasil colônia de Portugal após alguns anos D.João voltou para Portugal e deixando seu filho D.Pedro I junto com seu filho aqui no país, algum tempo depois D.João morre e a insatisfação com o tipo de governo de D.Pedro I fez com quem ele aproveitasse que D.João havia morrido para fugir para Portugal e deixando seu filho D.Pedro II para governar o país mas ele era de menor e não poderia governar um país, foi quando iniciou-se o período regente que foi quando o país ficou sem governante criando assim o governo trina provisória onde três pessoas governam o país, como D.Pedro II era novo ele era manipulado pela elite brasileira, fazendo assim suas vontades.
    Kamilla Nogueira,
    2° ano -Bebedouro

    ResponderExcluir
  23. Os portugueses com todo seus interesses sairam de suas terras e veio até ao Brasil para explorar, enfim , buscar todo tipo de riquezas que existira na nossa terra,então Pedro Alvares Cabral seguiu com sua corte assim avistando a terra( O brasil ) daí dando o descobrimento do Brasil , então portugal ficou com as terras recém descobertas, mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. Algum tempo depois D. joão voltou a portugal deixando D.pedro I no brasil, com pouco tempo D. joão morre e o todos tavam totalmente insatisfeitos com o tipo de governo de D.pedro I foi quando ele aproveitou que D.joão veio a falecer e fugiu deixando seu filho para o governo, mais tinha um grande problema, pois o D.pedro II não tinha idade suficiente para governar, foi onde surgiu pais regente foi um pais sem governante ,logo após veio três pessoas a ficar no poder.

    Thayanne Kamilla Almeida Melo
    2º ano , Bebedouro .

    ResponderExcluir
  24. O território do Brasil veio a ser descoberto no periodo em que Portugal estava passando por dificuldades e D.joãoVI quiz tentar descobrir novos territórios para explorar e com milhares de navegações acabaram desembarcando no Brasil, que já era habitado por índios e deu-se esse nome por causa do pau-brasil que era esplorado. Dai os portugueses começaram a explorar o território brasileiro, importar a elite portuguesa e à escravos da africa para fazerem os trabalhos escravos.
    D.JoãoVI não queria voltar para Portugal apesar de diversos conflitos, só que ele foi obrigado a voltar fugindo do brasil o poder e o trono para seu filho D.PedroI, que governou por um bom tempo e acabou proclamando a indepêndecia e o brasil deixa de ser colônia de Potugal, só que ele é o último país ficar "independênte", mas que ainda permanece um português no poder com uma forma de governo absolutista.
    Com isso ouve conflitos da sociedade revoltada com a forma de governo dele, dai D.PedroI resolve fugir e assumir o trono de seu pai em Portugal, aproveitando que ele tinha falecido.
    Deixa seu filho D.PedroII para commandar o Brasil com apenas 5 anos de idade mais ou menos, mais até que ele atingisse a maior idade, criou um governo provisório.
    Com três governantes no poder, mais não durou muito tempo e foi conturbado,dai quando D.PedroII assume com ajuda da burguesia o poder, se torna o periodo mais calmo sem conflitos, que era manipulado pela elite e fazia todas as suas vontades.
    Jéssica Araújo De Sentana
    2°ano bebedouro :D

    ResponderExcluir